10 maiores batalhas aéreas

Tudo começou em 202 DC quando pipas eram utilizadas na China para injetar medo na mente da oposição. Desde então não teve volta, combates aéreos marcaram a história mundial e nessa lista temos as dez mais ferozes batalhas aéreas.

10 – Operação Mole Cricket 19
Mole Cricket-19

Foi uma campanha lançada pela Força Aérea de Israel contra alvos sírios em 9 de junho de 1982. Aproximadamente 100 aviões entraram em batalha dos dois lados e isso acabou sendo um dos maiores confrontos aéreos desde a segunda guerra mundial. Os EUA impuseram um cessar fogo contra os dois países e acabou com a disputa. (tão sempre no meio, né?)

9 – Batalha de Namsi MiG Alley
Namsi-MiG-Alley

Aconteceu em 23 de Outubro de 1951. A Batalha de Namsi MiG Alley foi uma das maiores batalhas aéreas na guerra da Coréia. Também conhecida como “Black Tuesday” (nome também dado para a crise de 1929) a batalha teve cerca de 250 aviões e mudou a maneira que os EUA conduziram seus raids de bombardeios pelo resto da guerra.

Um vídeo de um Boeing B-29 voando sobre a Coréia:

8 – Batalha de El Mansoura
el-mansoura

Uma das maiores batalhas aéreas da guerra de Yom Kippur. Aconteceu em 19 de Outubro de 1973. A força aérea israelense realizou um grande ataque aéreo contra a base da Força Aérea Egípcia em El Mansoura, seu objetivo era destruir a 104ª Ala.

Os aviões israelenses foram detectados enquanto se aproximavam do Egito e consequentemente a 104ª Ala lançou seus caças em reação.

Resultado? Aniquilação. A quantidade de caças israelenses era tão grande que apenas 10 dos 164 caças foram abatidos em combate, a força egípcia tinha apenas 62 caças.

7- Batalha do Golfo de Leyte
golfo-leyte

Essa batalha também é considerada uma das maiores batalhas navais da história envolvendo um dos maiores combates aéreos de todos os tempos. A batalha do Golfo do Leyte foi composta de 4 grandes batalhas: A Batalha do Mar de Sibuyan, a Batalha do Estreito de Surigao, a Batalha de Cape Engaño e a Batalha de Samar.

Aconteceu em 23 até 26 de Outubro de 1944. Os EUA utilizaram 1.700 aviões enquanto o Japão utilizou apenas 117.

6 – Operação Jubileu
operacao-jubileu
Também conhecida como o raid de Dieppe a operação Jubileu aconteceu em 19 de Agosto de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 1.000 aviões entraram em batalha pela força britânica. A batalha acabou com a perda de 107 aviões, em contraste com a perda de apenas 40 aviões das forças alemãs.


5 – Sexta-feira Negra
black-friday-noruega

Sexta-feira Negra se refere a maior batalha aérea sobre a Noruega na Segunda Guerra Mundial. Aviões britânicos entraram em batalha contra navios e aviões alemães. A batalha aconteceu em Sunnfjord em 9 de Fevereiro de 1945. Houve momentos que durante a batalha mais de 50 aviões estavam em ferozes disputas em espiral simultaneamente.

4 – Batalha de Saint Mihiel
saint-mihiel

Aconteceu de 12 a 16 de Setembro de 1918 e foi uma das maiores batalhas aéreas que o mundo já viu. Cerca de 1476 aviões aliados enfrentaram 500 aviões alemães. A batalha teve como fundo uma condição climática bem severa. O coronel Willian Mitchell foi o chefe da Força Aérea Aliada.

Saint Mihiel era um fronte construído na França com 40 km de extensão e 24 km de profundidade. Foi feito em 1914 quando os alemães se preparavam para atacar Verdun.

3 – Batalha do Mar das Filipinas

batalha-mar-filipinas
A batalha envolveu quase 1.700 aviões, 1.000 do lado americano e 700 do lado japonês e foi uma das batalhas decisivas na Segunda Guerra Mundial. Aconteceu em 19 e 20 de Junho de 1944.

A batalha na verdade foi um confronto de porta-aviões que aconteceu nas Ilhas de Mariana. A falta de experiência da equipe do porta-avião japonês e os aviões obsoletos foi uma das razões que fez o Japão ser eliminado com facilidade.

2 – Batalha da Grã-Bretanha

batalha-gra-bretanha

Durante a Segunda Guerra Mundial cerca de 2.000 aviões do lado britânico e 2.500 aviões do lado alemão foram envolvidos no confronto. A Batalha da Grã-Bretanha foi uma campanha alemã que aconteceu de 10 de julho até 31 de Outubro de 1940 com o objetivo de ganhar superioridade aérea sobre a Força Aérea Real.

A campanha compreendeu um dos bombardeios de maior suporte feito pela Alemanha até aquela data mas a Alemanha falhou em destruir a defesa aérea britânica.

1 – Batalha de Kursk

batalha-kursk

A batalha de Kursk foi o dia mais caro das batalhas aéreas de toda história e o maior combate de tanques de guerra. Mais de 2.100 aviões alemães e 2.700 aviões da União Soviética foram envolvidos. Aconteceu entre 4 de Julho até 23 de Agosto de 1943. O Exército Vermelho foi vitorioso e marcou o primeiro sucesso da ofensiva soviética na guerra.

About these ads

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s