Fotografia: Tilt Shift

Já imaginou fotografar algo e transformar todo o cenário em uma vívida maquete do mundo real ou então realizar uma filmagem digna de um estúdio de animação? Conheça a técnica fotográfica Tilt Shift.

Lente Canon / Tilt Shift

Lente Tilt Shift

Ela consiste na utilização de lentes especiais que possibilitam alterações na rotação e inclinação da imagem, ocasionando esse efeito curioso. Essa técnica foi “desenterrada” há pouco tempo na internet e várias imagens começaram a pipocar e exibir o interessante efeito “maquete” que a técnica consegue causar nas imagens.

Recentemente houve um “boom” virtual a respeito da técnica e o aparecimento súbito de milhares de imagens e vídeos utilizando o efeito.

Tilt Shift

Fotografia com Tilt Shift

Por ser um viciado em tecnologia e  entusiasta da fotografia resolvi pesquisar sobre como funcionava, e se não se tratava de algum tipo de manipulação digital.

Você deve ter pensado como eu que se trata de uma nova lente fotográfica de última geração oriunda de terras nipônicas. Provavelmente você vai se surpreender como eu em saber que essas lentes habitam o mundo fotográfico desde a década de 70.

“A Nikon havia desenvolvido uma lente SRL para suas câmeras de 35mm capaz de provocar o shift um uma imagem (basicamente, um efeito de deslocamento que causa rotação da imagem). A Canon aprimoraria a tecnologia em 1973, acrescentando ao movimento já existente o de tilt, que causa inclinação – ou báscula – do assunto fotografado.” (Fonte)

Não sei dizer porque houve esse aparecimento súbito da técnica pela rede, entretanto foi interessante descobrir esse efeito.

Apesar de você conseguir “emular” o efeito dessas lentes tendo um pouco de trabalho no Photoshop as fotografias nativas utilizando a lente não tem nem comparação.

Confira algumas e não se esqueça de dizer o que achou ;):

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

Tilt Shift

5 thoughts on “Fotografia: Tilt Shift

  1. Pingback: Publicidade: Schweppes em Portugal | Crítica Privada

  2. Pingback: Tweets that mention Fotografia: Tilt Shift | Crítica Privada -- Topsy.com

  3. Pingback: Fotografia em HDR: Saiba como fotografar | Crítica Privada

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s