Cético James Randi: Médiuns e a Homeopatia

James RandiEsse é um vídeo já “antigo” e se trata de uma apresentação do famoso cético James Randi na útilma conferência da TED (Technology Entertainment and Design). James Randi possui uma fundação que promete 1 milhão de dólares para quem comprovar que possui poderes mediúnicos ou especiais de qualquer espécie (X-Men?). Entretanto, até hoje ele conseguiu desvendar todos os truques desses supostos paranormais que se apresentam para tentar conquistar o prêmio com seus “poderes”.

James Randi ficou famoso aqui no Brasil quando uma onda de paranormais brasileiros, com o intermédio do programa Fantástico, da Globo tentou “abocanhar” a quantia oferecida por James Randi alguns anos atrás, entretanto, todos tiveram seus truques devidamente desmascarados.

Nesse vídeo ele aborda de forma bem humorada a questão dos médiuns que muitas vezes se aproveitam das dores das pessoas para ganhar dinheiro e os supostos efeitos medicinais da homeopatia. Vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.

Os supostos paranormais, muitas vezes utilizam técnicas psicológicas bem “manjadas” para extrair as respostas dessas pessoas, que muitas vezes, debilitadas pela dor de perder um ente querido, acabam deixando escapar informações sem se dar conta.

Apesar de eu respeitar todas essas manifestações e não ser tão cético quando James Randi em certas esferas, para mim é algo absurdo uma pessoa ter a cara de pau e a crueldade de se aproveitar do sofrimento de outra só para ganhar dinheiro.

O mesmo vale para homeopatia, que se baseia apenas numa crença ilógica para justificar a suposta eficácia de seus medicamentos e acaba por gerar sofrimento no “não-resultado ” de seus tratamentos nas pessoas “de tabela”.

Apesar do vídeo ser longo, vale cada minuto, não perca:

(Se você não entender Inglês, basta ativar  opção de áudio transcrito junto com a tradução de legenda para o português, que a tradução do Youtube não deixa muito a desejar sobre o que ele fala no vídeo)



3 thoughts on “Cético James Randi: Médiuns e a Homeopatia

  1. Muito bem! deveriam fazer isso com políticos.. Isso sim seria uma grande feitoria!
    Imagine: Dou prêmio para aquele que cumprir TODAS as suas promessas e não ser corrupto, imagina?

    • Realmente Fairy, é uma boa idéia, poderiam aliar isso com a suspensão das inúmeras regalias oferecidas pelo governo e um salário baixo, aí sim, apenas quem tivesse disposição para entrar na vida política iria realmente trabalhar e merecer tal prêmio.

  2. Teria que ser um prêmio maior.. Pq 1 milhão eles roubam fácil, fácil, infelizmente =/
    Valeu o comment \o/

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s