TOP 5: Invenções militares de 2010

5 – O super esguicho

As pistolas de água evoluiram e se tornaram profissionais. Tropas no afeganistão tem utilizado uma espécie de “desarmador de bombas” baseado nos velhos brinquedos. Um dispositivo de plástico é enchido com água e uma pequena carga de explosivo. Quando ativado, dispara uma fina lâmina de água, forte o suficiente para pulverizar o alvo. Foi inventada por Steven Todd, engenheiro com vasta experiência em Marinha de Guerra. Recentemente, foi encomendado uma remessa de 7 mil exemplares para uso das tropas  tropas americanas no Afeganistão, ao custo de 58 obamas por cada brinquedinho.

4 – Explosivos mais seguros

O maior problema do TNT sempre foi a sua relativa facilidade com que explode se derrubada ao chão, ou o veículo que a transporta é atingido por uma bomba caseira ou uma bala de calibre um pouco mais pesado. O novo IMX-101, quando submetido as mesmas condições de stress do TNT, demonstrou ser menos sensível a impacto, mais estável em relação ao que se tem hoje. Foram 4 anos de trabalho em cima do novo explosivo, e estíma-se que a produção em escala inicie já no próximo ano.

Em termos de custo, o IMX-101 é mais caro que o TNT, custando pouco menos de 16 obamas o quilo, contra 12 obamas do TNT, na mesma proporção. O que para o exército americano é vantajoso, visto que o novo explosivo pode ser transportado e armazenado em maior escala, sem colocar em risco a segurança de seus homens enquanto fora de combate.

3 – O Hipersônico X-51A

Esqueça os caças dotados de tecnologia stealth, que mais parecem morcegos cortando o ar, indetectáveis a radares e satélites. O X-51A ainda é um protótipo. A idéia é ter um modo rápido e silencioso de atacar em qualquer lugar do globo em até uma hora. E isso é apenas um exemplo primário.

O X-51A é um hipersônico, capaz de percorrer pouco menos de 1000km em cerca de 10 minutos. Para tanto, o nariz da aeronave foi desenhado para quebrar a barreira do som no ponto em que alcança a máxima performance. Para que se tenha uma noção de tamanho, durante os testes, o X-51A foi lançado de um velho B-52 modificado. Na imagem acima, vemos o X-51A preso à asa do B-52. Abaixo, uma vista mais ampla, onde se nota com clareza o tamanho do hipersônico.

2 – Papel de parede ultra-resistente

Esse é tão legal que merecia um post só pra ele. Esse papel de parede não vai deixar sua casa em nenhum padrão decorativo europeu. Entretanto, o X-Flex reforça sua parede contra impactos, desde automóveis, passando por explosões e até os terremotos! Para tanto, além de revestir as paredes, o usuário deve também revestir o teto e piso, por questões estruturais.

Uma vez aplicado, o X-Flex, que combina uma malha de revestimento, imilar ao Kevlar a um polímero elástico, se torna virtualmente tão resistente quanto a parede que protege, como se uma segunda parede fosse construída rente a primeira. A confiabilidade do revestimento é tamanha que ele é utilizado nas bases submarinas da Marinha Americana. Na figura abaixo, um teste de impacto.

1 – A roupa do Homem de Ferro

Desenvolvida pela Raytheon, a segunda versão do exo esqueleto XOS 1, o XOS 2 permite que quem a vista, por mais fraco que seja, levantar quase 100kg repetidas vezes e sem pausa pra respirar, esmigalhar com socos, toras de madeira que fariam Mike Tyson derrubar algumas lágrimas.

Em relação a primeira versão, XOS 1, o exoesqueleto XOS 2 consome 50% menos energia, e também ficou mais agil e leve, o suficiente para subir escadas correndo, ou chutar uma bola, por exemplo. O XOS 2 é movido por um motor à combustão, e todos os movimentos são hidráulicos.

A idéia dos caras é, inicialmente, utilizar o exoesqueleto para manipulação de carga militar que hoje demanda vários homens, ou maquinário de uso exclusivo só pra um tipo de atividade, enquanto o XOS 2 ainda parece não ter limites.

 

5 thoughts on “TOP 5: Invenções militares de 2010

    • O pior é que toda ela será utilizada inicialmente em guerras. O lance é que, a exemplo do TNT, hoje os EUA perdem mais homems em acidentes de trabalho do que em atividade de guerra. Até aqui no Brasil, tendo em vista tudo que é abafado.

  1. Pingback: Tweets that mention TOP 5: Invenções militares de 2010 | Crítica Privada -- Topsy.com

  2. Pingback: O cara mais fácil de se assustar do mundo | Crítica Privada

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s