Bullying, Zangief Kid: Culpa dos pais, escola ou alunos?

Casey HeynesComo todos devem saber a aparição de um vídeo onde uma criança revida uma agressão rodou o mundo recentemente causando reações diversas. Fizemos uma breve reflexão, será que esse tipo de coisa tem apenas um culpado? É a escola? Os pais? Os alunos?

Casey Heynes, agora conhecido como “Zangief Kid”, apelidado devido ao seu feito se assemelhar ao “golpe do pilão” do Zangief no jogo Street Fighter causou uma grande comoção ao redor do mundo, recebendo apoio de todo o globo.

Uma reação interessante, que mostrou que independente da cultura ou onde as pessoas moravam,  grande parte sofreu com bullying e encarou a reação de Casey como uma grande revanche, que muitos gostariam de ter feito quando eram criança e passavam pela mesma situação.

Esse autor aqui que vos fala já sofreu bastante com bullying e já se meteu em boas brigas por causa disso e apesar de não recriminar a reação do garoto, não acha que essa é a melhor solução para o problema. Na internet não vi nenhuma reflexão até agora sobre o caso além de opiniões como “ele está certo”, “está errado”, “é um absurdo”.

Nós sabemos que crianças inocentes ainda assim conseguem ser mais cruéis que alguns psicopatas por aí, é um fenômeno comum que parece fazer parte da fase que a gente só se dá conta quando chegamos a vida adulta.

Como comentei, pude vivenciar esse problema de perto na infância, o que não me torna nenhum especialista social no assunto, mas me dá algum conhecimento empírico sobre o caso. Se formos pensar, a falta de limites que atualmente as crianças enfrentam por parte dos pais, está ocasionando uma série de distúrbios sociais e o bullying é apenas um deles (viu, playboy?).

As crianças são seres extremamentes influenciáveis e quando se é pequeno, não se tem uma visão do horizonte de que a escola é apenas uma fase, o que muitas vezes agrava de forma absurda o problema, sendo literalmente o “fim do mundo” para essas pessoas.

Esses fatores aliados a transformação da escola ao longo dos tempos em algo impessoal e industrial com uma fiscalização e acompanhamento fraco dos seus alunos, permite que isso aconteça. Vejo muitas campanhas anti-bullying que se limitam a conscientizar apenas uma parte dos afetados, geralmente dizendo para os alunos que aquilo é errado, jogando toda culpa nas crianças que muitas vezes, apenas seguem o fluxo social.

Isentando pais de darem limites e educação usando bom senso para seus filhos e das escolas de investirem em pessoal para fiscalizar e cuidar desses alunos que estão praticando bullying e os que estão sofrendo com isso se cria um problema social, não educacional, infantil ou que dependa apenas de um fator.

Entrevistas com Casey Heynes e o agressor Richard Gale:

Muitos dizem que o bullying tem relação com a educação que os pais dão para seus filhos, outros defendem que os culpados são os próprios alunos e outros culpam a escola por não fiscalizar esses casos. O grande problema é que é algo tão complexo, que sofre influência dos 3 fatores para acontecer, e enquanto nós ficarmos procurando em quem apontar o dedo, não se chega a uma solução.

O maior exemplo disso, é notar que nos vídeos e na sociedade, há uma divisão de pessoas que culpam isso e aquilo pelo bullying, inclusive os pais dos garotos que aparecem no vídeo. É um fenômeno social, algo que não será mudado enquanto ficarmos nos degladiando em busca de um culpado a ser julgado.

Se as pessoas usassem bom senso sempre e respeito em todas as esferas, as coisas seriam bem melhores, não é leitor? O que você acha dessa questão?

6 thoughts on “Bullying, Zangief Kid: Culpa dos pais, escola ou alunos?

  1. OLHA A CARA DO MULEQUE. tem piercing em cima do olho, cabelo modinha européia… e o outro que é GORDO e literalmente não revida nos primeiros momentos, FOI O BULLER ? VAAAAA SE F*….

    O muleque ta sendo apoiado por todo mundo pra bater no Casey… Se alguém acreditar que esse Richard é o que sofre, esse mundo não tem noção do que vê.

    Lidei com MUITO pivete assim na europa… muito, mas muito mesmo. Todos robôs, todos iguais.

  2. Queiramos admitir ou não; a falta dos valores cristãos têm causado esta anomalia social. Pois este paradigma força-nos a pensarmos no semelhante.
    Cada vez mais, temos nos tornados seres mais egoístas e competitivos; sem amor ao próximo. Valorizamos o que as pessoas têm, não o que são; educamos nossas crianças para serem uma geração pior que a atual.

  3. hoje em dia as pessoas ñ sabem ter respeito aos proximos
    elas fazem o que querem
    magoam as pessoas, machucam,etc…
    isso aconteceu comigo
    2 meninas da minha sala criticavam o meu cabelo
    falavam mau do produto que eu usava
    todo dia a mesma coisa
    e eu ñ contava pra minha mãe
    até q resolvi parar com isso e contei a ela, ela foi na escola na diretoria
    a diretora chamou as duas meninas e teve uma conversa muito séria com elas
    elas até choraram
    e depois tiveram que assinar um papel de advertência
    e a diretora falou q se ñ acabasse por aí ela chamaria o conselho tutelar
    então eu aprendi a agir
    e que ñ posso esconder essas coisas
    pq depois acontece alguma coisa comigo e ngém fica sabendo
    temos que agir com essas idiotices

  4. Pingback: Que país é esse? Do Bullying ao genocídio | O CAFÉ

  5. Odeio essas pessoas idiotas que gostam desse comportamento estúpido. Hoje em diasses babacas que torturam inocentes nas escolas acham que Bullying é diversão, NÃO, BULLYING NÃO É DIVERSÃO, É COISA DE COVARDES ENDIABRADOS QUE SE DIVERTEM AO CUSTO DO SOFRIMENTO DOS INOCENTES!! O trauma de quem sofreu perseguição nas escolas é CULPA DESSA PORRA DOS DIABOS CHAMADA BULLYING!! Aquele massacre ocorrido em Columbine há 13 anos atrás e o massacre do realengo ocorreram por causa dessa PORRA DO CARALHO QUE É O BULLYING!!

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s