Conheça os 5 fracassos do McDonald’s

ronald-mcdonaldVocê pensa que o palhaço imperialista está no topo das cadeias de junk fast-food por sempre tomar as decisões certas no mercado? Resposta errada! Essa pequena lista mostra algumas curiosidades sobre McDonald’s, que assim como outras grandes empresas, já deu suas mancadas e acabou lançando produtos que não agradaram muito o público e fracassaram, seja por diferenças culturais ou erro de marketing.

A sua comida adorada por muitos (e odiada por muitos também) geralmente é personalizada de acordo com a região, por exemplo, na Alemanha eles vendem cerveja no menu (eu quero!), mas uma decisão pouco acertada pode acabar gerando um grande fracasso. Confira

5 – Hula Burger

Hula-BurgerEm 1960 os católicos americanos mantinham a tradição de não comer carne na sexta-feira santa e o diretor da empresa na epóca, Ray Kroc, se viu em uma situação complicada para uma empresa que vendia, basicamente, produtos de carne. Ele viu a necessidade de competir com uma franquia católica que oferecia um sanduíche de peixe chamado Filet-o-Fish e assim nasceu o Hula Burger.

Mas o Hula Burger não era de peixe mas sim de abacaxi! O sabor pouco convencional acabou não chamando muito a atenção dos consumidores e fracassou. Atualmente boa parte dos americanos já abandonaram essa tradição de não comer carne nos dias santos mas a empresa oferece desconto em seu sanduíche de peixe. Lembrança amarga, hein?

4 – Mc Pizza

mc-pizzaApesar de ser novidade por aqui no Brasil, o McMuffin já é um item tradicional no menu americano do palhaço e é um prato oferecido no café da manhã, enquanto na hora do almoço os clientes tinham a opção de comer um Big Mac não havia nada no menu para o horário da noite, assim surgiu o Mc Pizza.

Oba! Pizza do McDonalds!? É justamente aí que está o fracasso. Os clientes que estavam acostumados com o serviço rápido da rede acabavam tendo que esperar muito tempo para o prato ficar pronto, o que acabou gerando certa decepção ao se pedir o item. As franquias que apostaram no prato acabaram com grandes e caros fornos sem muita utilidade encarando os funcionários em suas cozinhas.

3 – Arch Deluxe

Arch-DeluxeEsse sanduíche foi lançado  em 1996 para agradar o público adulto, feito de um molho secreto de mostarda e maionese (não era secreto?), ele representou uma tentativa do McDonald’s de sofisticar sua grade de produtos. Tudo teria dado certo se a publicidade veiculada na TV não trabalhasse demais a ideia de um sanduíche só para adultos. A peça que a rede veiculou mostrava crianças olhando com cara de nojo para o sanduíche enquanto o Ronald, famoso palhaço da rede, dançava.

Um fracasso em cadeia nacional, a rede gastou cerca de 100 milhões em publicidade para tentar fazer a ideia emplacar e não deu certo.

 

2 – McLean Deluxe

mclean-deluxePor incrível que pareça o palhaço já teve preocupação a respeito do conceito de “saudável” sobre seus alimentos, e depois de anos vendendo comida gordurosa a rede lançou em 1991 o McLean Deluxe, um sanduíche com 91% a menos de gordura. Ele substituiram os ingredientes tradicionais por água e algas, isso fez que o sanduíche tivesse 10 gramas de gordura ao invés dos 26 presentes no Big Mac. Apesar do esforço o sanduíche fracassou e é conhecido até hoje como “McFailure”, ou seja, McFracasso.

Veja um comercial da época:

Talvez você concorde comigo porque fracassou, o hambúrger parece meio verde.

1 – McAfrica

mcafricaPara agradar as regionalidades, a rede passou a lançar sanduíches adaptados de acordo com a cultura e o gosto de alguns locais, você aí deve se lembrar dos sanduíches de vários países invadindo o menu sazonalmente, algo que acontece até hoje. Geralmente em época de copa do mundo ou olimpíadas. O McAfrica, lançado em 2002, foi um grande fracasso não pelo seu sabor ou falta de compatibilidade com a cultura local, mas por ser um produto de extremo mau gosto.

O sanduíche foi lançado na mesma época em que a África passava por uma forte crise e boa parte do continente passava fome, isso tornou o sanduíche em uma zombaria do palhaço com o continente africano pelos olhos do consumidor e acabou sendo boicotado. Para tentar aliviar a cagada o erro de marketing, a rede enviou caixas do produto gratuitamente para a África para combater a fome.

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