Os 6 maiores veículos do Planeta

Você já parou pra pensar quais são as maiores estruturas fabricadas pelo homem? De arranha-céus nos sempre temos notícias, mas e os veículos? Conheça os maiores veículos fabricados no planeta, na água, na terra e no ar.

1 – Antonov An-225 Mriya

antonov

Porque? Maior avião de asas fixas do planeta.

Com cerca de 88 metros de envergadura (distância de uma asa a outra) esse monstro dos ares é o maior avião de carga do mundo. Ele é tão grande que consegue carregar um ônibus espacial dentro, além de ser frequentemente utilizado para carregar motores de trens, turbinas para usinas elétricas de 150 toneladas e turbinas de ar que podem medir até 39 metros!

 

2 -Airbus A380

AirbusA380

Porque? Maior avião de passageiros do mundo.

Foi lançado em 2007 e passou a integrar a classe de “superjumbos” justamente por conseguir ser maior que um avião jumbo convencional, tendo um interior 1,5 vezes maior que um Boeing 747 e uma área interna de cerca de 1.524 m² que consegue acomodar de 525 até 800 passageiros dependendo da configuração interna do avião.

 

3 – Knock Nevis, Supertanque

knocknevis

Porque? O navio mais longo que já foi construído.

Pra você ter ideia do comprimento desse navio, ele consegue ser maior que o edifício Empire State deitado, cerca de 457 metros. Está em operação desde 1979 e já teve diversos nomes, inclusive, já naufragou durante a guerra do Irã x Iraque nos anos 80, mas seus destroços foram achados, comprados e postos pra funcionar novamente. Em termos de peso, existem navios mais pesados, mas esse é o com maior comprimento até hoje, mas parece que por pouco tempo, pois será afastado de operação foi tirado de operação definitivamente em 2009.

 

4 – MS Oasis of The Seas

MS-Oasis-of-the-Seas

Porque? Maior navio de passageiros do mundo.

Atualmente o único navio que integra a classe Oásis mantém o recorde mundial de passageiros, nada mais nada menos que 6 mil pessoas. Dentro dele você pode encontrar campos de mini-golf, inúmeras piscinas, boates, bares, lojas e até o primeiro parque vivo sobre os mares, com cerca de 12 mil plantas e árvores. Existem projetos de desenvolvimento de um segundo navio para integrar a classe Oásis.

 

5 – Escavadeira Bagger 288

Bagger-288

Porque? Maior veículo sobre esteira do mundo. (com fonte de energia externa)

Com cerca de 213 metros de comprimento e 91 de altura essa escavadeira monstra foi construída em 1978 para extração de carvão em minas na Alemanha. Na maioria das vezes a Bagger 288 fica parada realizando suas operações nem um pouco sutis, quando se move, chega a míseros 0.5 km/h e precisa de um gerador externo de 17 Megawatts para ser operada.

Apesar de você pensar que essa belezinha em movimento traga o caos por onde passa, as suas esteiras de quase 4 metros de largura aplicam tanta pressão no chão de uma forma tão ampla que não chegam a causar muito estrago por onde ela passa.

 

6 – NASA Crawler

NASA-Crawler-Transporter

Porque? Maior veículo sobre esteiras com propulsão própria do mundo.

Existem 2 dessas belezinhas por aí, eles são utilizados pela NASA para carregar os ônibus espaciais, turbinas e a própria plataforma de lançamento. Mesmo não sendo tão grande quanto o Bagger 288 acima, ele consegue ser o maior veículo sobre esteiras com propulsão própria do mundo, já que ao contrário do Bragger, tem motor próprio e consegue atingir 3.2 km/h descarregado e 1.6 km/h carregado.

14 thoughts on “Os 6 maiores veículos do Planeta

  1. faltou aquele caminhao amarelo de mineiro so a roda daquilo e maior que uma pessoa adulta
    aqilo deve ter uns 10 m de latura por uns 32 de largura

  2. Ai, parabéns pelo post.

    Só duas correções pequenas, o Antonov não leva um onibus espacial dentro dele, mas sim adaptado nas costas… Se procurar no Google “antonov + onibus espacial” vai aparecer varias fotos, ai embaixo segue uma:

    Sobre o Knock Nevis, ele na verdade já foi desativado… Por ser tão antigo, ele não podia mais operar, pois era muito perigoso (os navios tanque de hoje tem casco duplo, se bater e romper o casco externo, não vaza o petroleo, e o Knock Nevis ainda era um navio de casco normal).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Knock_Nevis:
    “Em 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro, que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem, ocorrida em dezembro daquele ano. Após os procedimentos de alfândega e de registro de entrada do navio na Índia, ele foi levado para Alang, o maior local de desmonte de navios do mundo, e encalhado em uma de suas praias para a demolição e aproveitamento do aço como sucata. No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo começou a ser desmontado, em uma operação que durou cerca de 1 ano, em função de seu porte gigantesco e das técnicas rudimetares utilizadas pelos sucateiros indianos.”

    Abraços

  3. O nome do caminhão amarelo é o T282B

    “Considerado o maior caminhão de mineração do mundo o modelo T282B da Liebherr Group possui capacidade de carga útil de 363 toneladas.”

    Fonte: Wikipédia

  4. Pingback: 10 maiores navios militares do mundo | Crítica Privada

  5. concerteza a ordem estta errada…porque as dimensões dos navios são bem maiores do que do Antonov-225

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s