O chocante Festival de Bolas de Fogo de Nejapa, El Salvador

O Festival de Bolas de Fogo é uma tradição antiga da região e é celebrado todos os anos no dia 31 de Agosto na cidade de Nejapa, El Salvador.  Os moradores do local se referem ao bizarro evento como “Las Bolas de Fuego” que na verdade é um evento com raízes religosas que trata sobre a reprodução da luta entre São Jerônimo e o diabo.

A tradição começou em 1922 quando as pessoas de Nejapa e das regiões próximas foram forçadas a evacuar a cidade devido a erupção de um vulcão, enquanto os moradores deixavam suas casas eles viram grandes bolas de fogo saindo do vulcão e acreditaram que seu patrono, São Jerônimo, estava lutando contra o demônio para protegê-los.

Desde o suposto testemunho de uma luta divina entre bem e mal as pessoas de Nejapa celebram todos os anos organizando sua própria luta de bolas de fogo. Se você não soubesse que isso é um evento organizado, pensaria que eles foram jogados no meio de uma zona de guerra. Veja as curiosidades, fotos e vídeo do festival.

Dois times, com os rostos pintados com camuflagens de guerra jogam bolas pegando fogo um nos outros enquanto são observados por vários espectadores. Equipados com luvas e roupas encharcadas em água, os bravos “combatentes” atiram as bolas de fogo ao mesmo tempo um nos outros tentando se esquivar das bolas flamejantes feitas de tecidos embebidos em combustível, geralmente gasolina ou fluído de isqueiro.


Alguns acabam tendo suas roupas pegando fogo ou são atingindos no rosto a queima roupa, mas apesar dos riscos a saúde poucos machucados são reportados durante o Festival de Bolas de Fogo.

Agora um o vídeo para você ter uma idéia de como é tenso o evento:

Um jogo de queimado épico

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s