Tábua centenária com instruções salva vila de tsunami no Japão

Pois é, esse título já diz tudo, mas não deixa de ser algo bem curioso. Essas tábuas, ficam espalhadas pelo Japão e contém inscrições de moradores antigos que já passaram por tsunamis e dá instruções sobre como sobreviver, onde construir e o que fazer para se escapar de um tsunami. A vila em questão só escapou, pois seguiu as instruções deixadas pelos moradores sobreviventes de um tsunami em 1896 e além de ter sido útil no tsunami que ocorreu em 1960, serviu mais uma vez salvando toda a vila no tsunami mais recente que aconteceu no Japão.

“Uma centenária placa feita de pedra e talhada com instruções salvou uma vila inteira da destruição durante o tsunami que devastou parte do Japão, no mês passado. Segundo o jornal “New York Times”, nenhuma das 11 casas de Aneyoshi, pequeno vilarejo localizado próximo à costa, no nordeste do país, foi atingida. 

Segundo o líder local Tamishige Kimura, um pescador de 64 anos, a tábua de pedra foi talhada há mais de cem anos por ancestrais que sabiam tudo sobre o poder de devastação de um tsunami. “Eles conheciam o horror dos tsunamis e escreveram a placa para nos alertar”, conta. 

Mais de cem placas como a de Aneyoshi estão espalhadas pela costa do Japão. Algumas tem mais de 600 anos. No entanto, muita gente parece não obedecer as recomendações dos ancestrais, que escreveram orientações de onde construir as casas e do alcance das ondas em caso de tsunami, em uma época em que a tecnologia estava longe de detectar terremotos.” (@UOL)

Essa notícia curiosa foi enviada pelo nosso leitor Thiago

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s