Energia solar ganha ajuda de vírus mutantes do MIT

energia-solar-virus-mutante

Braaaaains

É, parece coisa da corporação Umbrella (Resident Evil, hã hã?) mas a verdade é que cientistas do MIT conseguiram aumentar a eficiência das células solares utilizando um vírus geneticamente modificado, funcionando como uma espécie de auxílio no processo de conversão da luz em energia. Ótima notícia, os painéis solares são uma grande saída para economizar energia, principalmente em residências. Uma tecnologia mais eficiente tem mais chance de se popularizar e se tornar mais barata, sem falar nas inúmeras aplicações que as células solares mais eficientes podem ter em outras esferas também.

“Ao adicionar o vírus, houve uma melhora de quase um terço na eficiência na conversão, que aumentou de 8% para 10,6%. Nos testes, foi usado um tipo de célula solar barata, com uma cobertura ativa de dióxido de titânio (TiO2), em vez de silício. Os pesquisadores afirmam, no entanto, que esses resultados podem ser replicados em outros tipos de células solares e que, juntos, os nanotubos e os vírus correspondem a apenas 0,1% do peso das células.

A função do vírus é dupla. Primeiro, ele possui proteínas curtas (peptídeos) que podem se ligar aos nanotubos de carbono, mantendo-os no lugar e separados uns dos outros. Cada vírus pode segurar de 5 a 10 nanotubos, sendo que cada um deles fica preso no lugar por cerca de 300 moléculas de peptídeos.

Além disso, o vírus foi programado para produzir uma cobertura de dióxido de titânio, um ingrediente chave das células usadas no experimento. Essas duas funções são desenvolvidas pelo mesmo vírus, que consegue mudar de uma para a outra conforme a variação de PH do ambiente. Esse mecanismo, apresentado pelos pesquisadores, é inédito.” (@Exame)

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s