Chernobyl 25 anos depois do acidente nuclear

Enquanto o mundo voltou ao debate da questão da viabilidade e segurança da energia nuclear a cidade Ucraniana de Chernobyl também volta ao foco das lentes. Essa galeria de imagens mostra como a cidade fantasma está depois de 25 anos abandonada desde o mais grave acidente nuclear da história.

O acidente nuclear de Chernobyl aconteceu dia 26 de abril de 1986 quando a Ucrânia ainda fazia parte da União Soviética. O acidente produziu uma nuvem radioativa que atingiu além da União Soviética a Europa Oriental, Escandinávia e o Reino Unido. O  nível de radioatividade liberado foi 400 vezes maior que o da bomba de Hiroshima.

chernobyl-25-anos


“O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados países de Rússia, Ucrânia e Bielorrússia têm suportado um contínuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer da tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente.” (@Wikipedia)

One thought on “Chernobyl 25 anos depois do acidente nuclear

  1. Pingback: Links da Semana | Suspensa

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s