Amanda Gurgel, educação e a verdade de uma professora

Em uma audiência pública a respeito da educação no Brasil, uma professora realizou um discurso que simplesmente classifico como a grande verdade do professor e da educação no Brasil. Amanda Gurgel é o nome dessa profissional da educação e a audiência ocorreu no Rio Grande do Norte.

Para quem conhece profissionais na área da educação e acompanha a rotina de perto, sabe que essa situação é compartilhada em todos os estados brasileiros, e em alguns, muito pior que isso.

Enquanto estamos nos preocupando com números, nossas crianças atualmente crescem analfabetas e o pior, ganham diploma por isso e engordam as estatísticas de alunos com ensino “completo”. Presencio de perto a rotina de um professor e tenho contato com certos fatos a respeito das condições de vida e de estudo das crianças em escolas públicas que geram em mim um misto de pena e revolta.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA]

Nossos governantes atualmente andam muito preocupados em oferecer bolsa-esmola, comprar equipamentos de tecnologia e enviar para escolas que muitas vezes nem possuem espaços ou pessoal capacitado para utilizar os mesmos, para ficarem encostados em um armário.

É óbvio que uma boa estrutura escolar conta e muito para o aprendizado, mas essa prática é apenas para “inglês ver”, uma fachada como se alguém realmente se importasse. Será que você anda votando certo?  Continue lendo que tem mais por aí.

Distribuir renda para as famílias, também é um ponto importante, pois muitos não tem dinheiro sequer para comer todos os dias, e eu vejo relatos disso com frequência. Algumas crianças, tem sua única refeição na merenda escolar, que não é lá essas coisas, diga-se de passagem.

Resultado disso? Temos algumas escolas com estruturas de dar inveja a iniciativa privada, embora a maioria seja precária. Se gasta um dinheiro absurdo com estrutura e simplesmente cagam para o professor. Para o povo esses governantes são os “salvadores” os “bonzinhos” pois a compra de bens dá um retorno imediato na figura do político.

Independente da escola, com boa estrutura ou não, o professor recebe um salário miserável comparado com a importância da sua profissão para o país. Sim, eu disse para o país, caro leitor.

educaçao-brasil

Atualmente uma família recebe tanta bolsa-esmola do governo federal e estadual que alguém com 4 filhos (número comum e até pequeno nas classes mais baixas), estará recebendo o salário equivalente a um professor, que fez um curso superior, apenas fazendo filhos e botando eles nas escolas. Populismo puro.

É lindo, não? Famílias recebendo auxílio como incentivo ao estudo, escolas com equipamentos de ponta superfaturados, merenda regulada até a última grama para alunos famintos, mas distribuída. O povo fica feliz. (e o governante também)

Esquecem sempre do professor, temos outros setores como a segurança ganhando bônus e aumento de salários (merecidos, e que infelizmente ainda  é pouco), setor de saúde ganhando reforços (insuficientes), entretanto o que o professor ganha?

Eu digo: Remoção de gratificações, desrespeito, estresse, lidar com violência no dia-a-dia, humilhações, dificuldade até mesmo de incorporar sua pós-graduação ou algum título acima de sua matrícula para ganhar uma esmola um pouco maior e porrada da polícia em manifestações pacíficas. Agora porque? Porque ensino básico é investimento a longo prazo, meu amigo.

educacao-professor

Agora, para que investir no professor que só irá dar resultado a longo prazo? Na próxima eleição todos deverão estar gostando de você, não é mesmo? Dez ou vinte anos investindo seriamente na educação, não irá dar o retorno de 4 anos esperados para reeleição desses lixos.

Os últimos governantes e prefeitos que assumiram o Rio de Janeiro não fizeram grandes coisas, não estou aqui fazendo ataques diretos a algum nome ou outro, pois esse tipo de posicionamento político já virou cultura de todos, embora irei citar um exemplo da administração atual.

Digo isso porque conheço professores da rede municipal e estadual, as coisas só pioram, as condições de trabalho forçam cada vez mais o profissional da educação a um colapso mental, pois o salário baixo, as preocupações, o estresse e a falta de valorização do profissional como pessoa é algo surreal e inaceitável para um país que se diz futuro líder internacional.

educaçao-brasil

Sabem o que inventaram agora? Tiraram a tal da “aprovação automática”, fizeram um bem pra educação, não? Definitivamente não! Continuou exatamente a mesma coisa, caro leitor. Atualmente as escolas recebem bonificação por desempenho dos alunos em provas, e o que acontece?

“Dá uma esmolinha pro povo que fica todo mundo feliz e a gente fica 8 anos, o próximo que resolva a cagada”

Com o salário miséria de boa parte do corpo docente, os professores passam a fazer vista grossa para as notas dos alunos, apenas para receber um bônus, ou seja, aprovados automaticamente do mesmo jeito.

Enquanto isso, o Brasil vê números ótimos de melhora na educação. Esquecem de dizer que esse números são apenas virtuais, não existem, pois são frutos de uma jogada bem suja dos governantes e da necessidade de sobrevivência de algumas escolas.

Pra você, o político é uma boa pessoa por acabar com a aprovação automática e dar bônus aos bons alunos, mas isso não existe, as condições precárias forçam o professor ainda a se sujeitar a esse tipo de coisa para poder ganhar algo, o que é um absurdo. (e errado também, mas acontece)

Abram seus olhos na próxima eleição, terminarei meu texto com uma citação bem pertinente:

“Um povo que vota nas coxas acaba tomando na bunda.” (André Dahmer)

2 thoughts on “Amanda Gurgel, educação e a verdade de uma professora

  1. Ótima postagem Juan! Espero que a mensagem passada pela Amanda Gurgel não se torne apenas mais uma lembrança na cabeça da população e que os politicos não fiquem apenas no discurso.

    • Obrigado! Também espero isso meu amigo, acompanho de perto a realidade dos professores e já passou da hora do governo mostrar o devido respeito a esses profissionais.

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s